Após chuva, DF terá dias secos e temperaturas altas

A chuva do último fim de semana não voltará a surpreender os brasilienses nesta segunda-feira (20/8). É o que diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê um dia com céu claro e estiagem pelo menos até quinta-feira (23/8). O vento gelado desta manhã, ainda é resultado da frente fria que chegou nos últimos dias. Mas de hoje até quinta, as temperaturas tendem a se elevar gradualmente.

Com mínima de 16ºC, Brasília teve ventos moderados e chegou a registrar uma sensação térmica de 14ºC às 6h, quando muitos saiam de casa. Mas o casaco não deve fazer parte do visual dos brasilienses. “A tendência é a de que, a partir de hoje, os termômetros passem a ir marcando temperaturas cada vez mais altas. Ou seja, vamos ver mudanças graduais no tempo, que foi chuvoso e um pouco frio no final da semana passada, mas pode ir ficando quente e seco nesta semana. A umidade relativa do ar também acompanha essas alterações, ficando cada vez menor nos próximos dias.”

LEIA TAMBÉM  Fiscalizações periódicas buscam “gatos” que distorcem consumo de água

Nesta segunda, a umidade ficará entre 85% e 25%. Mas Amilton diz que podemos novamente chegar ao estado crítico de ter umidade abaixo dos 12%, porcentagem considerada emergencial pela Defesa Civil. Para a terça-feira (21/8), a umidade já pode ir caindo, chegando a cerca de 20%.

O céu de hoje no Distrito Federal ficará entre claro a parcialmente nublado, com uma máxima de 28ºC, que deve aumentar ao longo dos dias. Na semana passada, os termômetros chegaram a medir 32ºC, segunda maior temperatura registrada em todo 2018 na capital, marca que só perdeu para os 33ºC, no verão, em janeiro.

Da Redação com informações do Correio