“O serviço permite que eles permaneçam próximos de seus familiares em um ambiente seguro, acolhedor e estruturado, fortalecendo vínculos afetivos e garantindo acompanhamento especializado para toda a família”
Giselle Ferreira, secretária de Desenvolvimento Social
Esse serviço foi criado para acolher bebês, crianças e adolescentes junto com suas mães, ou tia, avó, uma parente responsável por eles. O objetivo é oferecer para esse jovem a segurança e o conforto do acolhimento, sem que ele perca o vínculo com a família. Eles estudam em uma escola próxima, têm um espaço para brincar, fazer as refeições, um local limpo com camas para dormir junto com seus familiares e ter um crescimento saudável. Não é pernoite, é moradia temporária, onde eles são acompanhados por uma equipe socioassistencial e têm acesso também a políticas públicas.
Hoje, são 24 pessoas acolhidas. O serviço oferece, no máximo, 50 vagas, que são destinadas por meio da Central de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. “A solicitação de vaga é mediada por um estudo de caso. As demandas que estão vindo, atualmente, são da Vara da Infância, do próprio serviço de acolhimento familiar de adultos e famílias. É a equipe de lá que enxerga alguma potencialidade para o acolhimento conjunto”, detalha Natália Fragoso.
Natália Fragoso, coordenadora técnica do serviço de acolhimento conjunto da Casa da Criança Batuíra
A casa destinada ao acolhimento conjunto tem oito quartos com beliches e camas, com armários separados para cada família para eles guardarem brinquedos e pertences. Tem banheiros, sala de estar e de televisão para convivência e horários pré-estabelecidos, de forma que haja convivência harmoniosa entre eles. “Temos regras de convivência, horário para televisão. Temos uma organização da escala da limpeza da casa, tanto das áreas comuns como dos banheiros e dos quartos. Nós sempre enfatizamos que o acolhimento é transitório, então, elas precisam aprender a se organizar quanto à limpeza, quanto à higienização, porque elas vão ter isso na casa delas”, destaca Natália. “As crianças que estão aqui têm rotina de ir para a creche e a escola. As mães levam e buscam. É como se fosse a casa delas mesmas, mas em um período transitório”, complementa.

