Pesquisa realizada nos dias 6 e 7 de dezembro com 2.519 eleitores em todo o país
Da RedaçãoO Instituto Veritá divulgou levantamento realizado nos dias 6 e 7 de dezembro que avalia o potencial de candidatos da direita contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2026. A pesquisa, a primeira a captar o anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ouviu 2.519 eleitores em todo o país, com margem de erro de 2,0 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
De acordo com o instituto, 38,9% dos entrevistados consideram o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) o melhor nome para enfrentar Lula, seguido por 20,9% que apontam a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Flávio Bolsonaro aparece em terceiro, com 18,4% das menções.
Em simulações de segundo turno, Flávio empata tecnicamente com Lula, com 39,2% contra 39,8% dos votos totais (50,4% a 49,6% nos votos válidos). Tarcísio, por sua vez, supera Lula fora da margem de erro, alcançando 44,9% contra 40,3% (52,7% a 47,3% nos votos válidos).
Flávio Bolsonaro, anunciado como pré-candidato pelo pai Jair Bolsonaro (PL), condicionou sua desistência à libertação do ex-presidente, preso desde 22 de novembro por decisão do STF. Em entrevista à TV Record, o senador afirmou que seu “preço é Jair Bolsonaro livre e nas urnas”, destacando a candidatura como forma de representar brasileiros afetados por “desmandos”. A pesquisa foi encomendada pela revista Maquiavel.