Fundada em 1971, a Região Administrativa da Ceilândia assopra mais uma velinha nesta quarta-feira (27) pois está completando 53 anos. A RA com maior população do Distrito Federal possui 287.023 moradores, de acordo com dados do Censo 2022.
Em 1969, o local onde viria a se tornar Ceilândia já tinha 79 mil habitantes, em sua grande maioria trabalhadores, em ocupações irregulares, foi aí que o governador da época, Hélio Prates, solicitou a erradicação das invasões.Leia tambémTJDFT determina a reintegração de PM autista após expulsãoCBMDF é acionado após homem sofrer ataque de arma branca em SamambaiaUma pessoa fica ferida após capotamento na BR-070
Foi aí que foi iniciada “Campanha de Erradicação das Invasões (CEI)”, o que viria a se tornar Ceilândia, mas até hoje os moradores costumam chamar a RA de “CEI”, como forma abreviativa e carinhosa para se tratar da região. Ceilândia é de suma importância para a economia da capital federal, tendo um PIB de aproximadamente R$ 20 bilhões/ano.
A cidade, reconhecida como um polo da cultura nordestina em Brasília, é marcada pela música, poesia e dança trazidas por seus fundadores. Além disso, é a única RA do Distrito Federal (além do Plano Piloto) que possui um monumento arquitetônico de Oscar Niemeyer, A Casa do Cantador.
Além da cultura nordestina, a Ceilândia é uma das referências do movimento negro, possuindo vários artistas do rap e do hip hop. O grupo Câmbio X, Viela 17 e Hungria Hip Hop são artistas que levaram o nome da Ceilândia para todo o Brasil.
No esporte, a Ceilândia também não fica para trás. Em território ceilandense, já foram produzidos campeões olímpicos, como a Ketleyn Quadros, do judô e também a Paula Pequeno, do vôlei. No futebol, o jogador mais lembrado hoje é Robert Renan, do Internacional, que foi criado na Expansão do Setor O.
A RA é usada muito por seus moradores como símbolo de resistência e se orgulham bastante do multiculturalismo que tem forte veia na cidade.
O post Região mais populosa do DF, Ceilândia completa 53 anos apareceu primeiro em Jornal de Brasília.